Primeiros dias de gravidez – Quais são os sintomas?

Conheça as mudanças e o que as futuras mães sentem com os primeiros sintomas de gravidez. Muitos sintomas podem indicar se você está gravida, mas os primeiros sintomas podem variar de mulher para mulher e de acordo com cada gravidez.

Os primeiros sintomas não surgem logo no primeiro dia. Normalmente os primeiros sintomas aparecem quando o óvulo se instala na parede do útero, alguns dias depois da relação sexual ter acontecido.

Regra geral a maioria das mulheres só percebe que pode esta grávida a partir do atraso no período menstrual. Ou seja, entre 7 a 14 dias após o dia em que se espera a menstruação.

As vezes é difícil interpretar os sinais que seu corpo está a enviar para você. Então, se você suspeitar que possa estar grávida, você provavelmente estará ansiosa para ter certeza.

A maneira mais fácil de descobrir é fazer em casa um teste de gravidez comprado facilmente em qualquer farmácia. Os teste de gravidez mais recentes podem ser usados no primeiro dia de atraso e tem mais de 95% de precisão se feito corretamente. Alguns até estimam quantas semanas de gravidez você está.

Se você descobrir que está grávida, é importante marcar logo uma consulta com um ginecologista obstetra para iniciar sem acompanhamento pré-natal.

Primeiros sinais da gravidez

 

Atraso do período menstrual ou Amenorreia

A ausência de menstruação é um dos primeiros sintomas e um dos mais relevantes. Muitos sintomas de gravidez podem aparecer em diferentes momentos, mas não há sintoma mais certeiro do que o atraso da menstruação.

Ele acontece por que o sangue da menstruação nada mais é do uma camada que o útero produz para acomodar melhor o embrião, e que é eliminada quando a gestação não ocorre. Ou seja, se a menstruação não desceu, o mais provável é que o sangue esteja sendo usado para sua finalidade original!

Enjoos matinais ou náuseas

O enjoo é o sintoma de gravidez mais clássico do primeiro trimestre e podem ocorrer com maior ou menor intensidade, mas tendem a atenuar-se ou desaparecer nos meses seguintes.

Esse sintoma de gravidez costuma aparecer logo no começo da segunda semana após a fecundação e pode acontecer a qualquer momento do dia ou da noite e até pode afetá-la a todos os momentos.

Esse sintoma pode ser minimizado com a ajuda de algumas frutas (como abacaxi, kiwi, laranja, limão e água de coco), além de não ficar mais de três horas em jejum.

Mamas maiores e sensíveis

Outro sintoma de gravidez bem acentuado são as mudanças nas mamas, que podem aparecer entre a quarta e a sexta semana de gravidez.

Isso ocorre porque o processo da gestação faz com que elas comecem a se desenvolver para que a mulher possa produzir leite na amamentação, havendo um aumento das glândulas e da vascularização.

Seus seios podem aumentar e ficar mais macios ou altamente sensíveis. Talvez seja mais fácil perceber as veias e as auréolas podem escurecer.

Aumento das idas ao banheiro

Se tem uma coisa que acontece com a grávida desde o início é o aumento das idas ao banheiro. Cerca de 6 a 8 semanas depois da concepção, pode ser que você precise urinar com mais frequência, o que ocorre porque o útero aumenta de tamanho e começa a pressionar a bexiga.

Essa pressão diminui a partir do quarto mês, quando o útero atinge a cavidade abdominal. Uma saída é inclinar-se para frente na hora de ir ao banheiro, para esvaziar totalmente a bexiga, reduzindo as idas ao banheiro.

Cansaço e sono em excesso

Com o excesso de hormônios circulando e o metabolismo mais lento provavelmente você se sentirá com mais cansaço e sono nas primeiras semanas da gravidez .

Repousar após as refeições é o ideal. No trabalho não dá para fazer isso, mas procure uma cadeira confortável e leia um pouco antes de retomar suas atividades.

Instabilidade emocional

As mudanças nos hormônios podem causar alguma instabilidade emocional nos estágios iniciais da gravidez. Pode ser que você comece a chorar sem realmente saber a razão.

Gestantes costumam ser sensíveis e um aumento na facilidade em chorar pode ser também um sintoma de gravidez.

Cólicas

Algumas mulheres podem sentir cólicas como se estivessem prestes a menstruar. Isso na verdade é um sinal de que o útero está a se preparar para a expansão que sofrerá ao longo da gravidez. Como consequência, a grávida também acumula muitos mais gases.

Por isso mesmo, é comum que a gestante tenha pequenas cólicas intestinais, além das pequenas cólicas comuns do útero.

Prisão de ventre

O intestino é totalmente afetado pela gestação: a progesterona reduz o trânsito intestinal, ou seja, o bolo alimentar demora bem mais tempo para fazer todo seu caminho até ser excretado como as fezes. Ou seja, defecar se torna algo muito mais demorado desde o começo, o que inclusive aumenta o inchaço abdominal. Esse sintoma de gravidez costuma aparecer ao longo do primeiro trimestre;

Aumento abdominal

Claro que a barriga só fica realmente visível a partir da metade da gravidez, no entanto, desde o início as mulheres mais atentas podem notar um pequeno aumento no abdômen, como se ela estivesse engordando um pouco e esse pode ser um dos primeiros sintomas de gravidez.

Em parte é uma mudança de lugar que o útero tem de tamanho e local, para começar a acomodar o bebê. Mas há também a influência que os hormônios da gravidez exercem sobre o sistema digestivo.

Aumento da libido

Algumas gestantes relatam ter aumento da libido sexual. Do ponto de vista hormonal, isso até pode fazer sentido. No entanto, com tantos outros sintomas ocorrendo, como o enjoo, a prisão de ventre e os gases, muitas gestantes não querem nem saber de sexo durante toda a gravidez.

Aversão a cheiros fortes

Não se sabe ao certo por que, mas as mulheres costumam a ter alterações no paladar e olfato durante a gestação, mas é muito comum que uma gestante que adorava café, por exemplo, passe um bom tempo da gestação sem conseguir sentir o cheiro dele sem enjoar.

Dor de cabeça

O aumento do volume de sangue pode acabar gerando dores de cabeça durante as primeiras semanas da gravidez

Hiperemese gravídica

Normalmente passando do primeiro trimestre (12 a 13 semanas), a hiperemese gravídica causa vômitos tão graves e com tanta frequência que a pessoa não consegue manter a comida ou bebida em seu organismo.

Essa condição geralmente pode ser tratada e somente em casos muito raros há complicações na gravidez, mas é aconselhável procurar um médico caso você esteja sofrendo com enjoos severos.

Desejos estranhos

Um dos primeiros sintomas de gravidez pode ser o aparecimento de desejos alimentares tanto por coisas comuns quanto por itens não comestíveis (como terra, tijolos, plástico). Pode ser que você deixe de gostar de algumas coisas, como chá, café ou comida gordurosa, e sinta vontade de alimentos que normalmente não gostaria.

Esse transtorno alimentar tem fundo mais emocional e é comum no primeiro trimestre da gravidez.

Aparecimento de espinhas e pele mais oleosa.

Para quem a acne resolveu atormentar nessa etapa da vida, o conselho é ter paciência. A gestação é uma fase de alterações hormonais, metabólicas e vasculares e, como todos os tecidos do corpo, a pele também sofre o impacto dessas mudanças.

Se você estiver tendo algum desses sintomas, consulte o seu médico o mais rápido possível. Uma vez que sua gravidez está confirmada, você deve está interessada em saber mais sobre como será o resto da gestação. Ele também marcará uma série de consultas pré-natais para você e seu bebê terem o melhor começo possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá em que podemos ajudar?