Reprodução Humana Assistida e o Planejamento Familiar

As técnicas de reprodução humana assistida foram desenvolvidas a partir de estudos da medicina a fim de ajudar pacientes que lidavam com problemas de fertilidade a alcançarem a gravidez. Com as constantes mudanças da sociedade, e consequentemente, com o surgimento de novas composições familiares, os especialistas de reprodução humana assistida hoje desempenham papel importante no planejamento familiar de seus pacientes.

Uma das mudanças sociais que contribuíram para o aumento da procura pelas técnicas de reprodução foi a maior participação da mulher no mercado de trabalho. Com isso, a gestação tardia – aquela que acontece após os 35 anos – tornou-se mais frequente na sociedade contemporânea. Seja por priorizar estabilidade financeira, plenitude profissional ou por falta de parceiro, o adiamento da gravidez é uma realidade da mulher moderna. Sendo assim, o congelamento de óvulos tem sido uma excelente alternativa para evitar que engravidar seja um processo mais difícil e emocionalmente doloroso após os 40 anos.

O conceito de família tornou-se mais diversos diante desse cenário, o desejo por uma família monoparental é mais frequente. A gestação monoparental refere-se a criança com apenas um dos genitores, seja mãe ou pai. Para isso, os bancos de óvulos e sêmen são a solução para esse público, que unidos às técnicas de FIV e barriga solidária – no caso de pacientes sem útero – podem ser o caminho para a tão sonhada gestação.

As famílias LGBTQIA+ também passaram a recorrer às técnicas de reprodução humana para garantir que seus filhos carregassem sua genética. O Conselho Federal de Medicina garante que qualquer pessoa cisgênero ou transgênero de qualquer orientação sexual tenha seu sonho realizado.

Embora o perfil dos pacientes das clínicas de reprodução humana assistida tenha se diversificado nos últimos anos, a infertilidade conjugal ainda é o motivo pelo qual os pacientes mais buscam os especialistas. Após um ano de tentativas frustradas, recomenda-se a procura por um especialista para investigar tanto a mulher quando o homem para descobrir o que pode estar dificultando a gestação.

A constante que permanece no universo da reprodução humana é que muitos caminhos podem levar a tão sonhada gravidez. O importante é planejar a chegada de um novo membro da família com antecedência, escolher profissionais que individualizem o tratamento e escrevam com você a história da sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá em que podemos ajudar?