Logotipo - Criar Vidas (5)

Quando procurar um especialista em Reprodução Assistida?

A medicina reprodutiva está interligada a demais outra especialidade médicas, como a endocrinologia, infectologia, urologia e ginecologia, também relacionada a psicologia e a nutrição.

 

Você sabe qual o momento ideal para procurar um especialista em reprodução assistida?

Neste conteúdo mostraremos a você sintomas e aspectos físicos que podem indicar a necessidade de um especialista quando você estiver pensando em engravidar ou até mesmo, te ajudar a se programar para o momento certo de ter um bebê.

 

O que é Reprodução Assistida?

A tecnologia de reprodução assistida reúne uma série de procedimentos médicos que interferem no processo reprodutivo humano para ajudar pessoas com dificuldades reprodutivas a engravidar.

As três principais são relação sexual/coito programado e IA (inseminação artificial), que são de baixa complexidade porque a fertilização acontece nas trompas, como é realizada naturalmente, e FIV (fertilização in vitro), que é de alta complexidade.

A fertilização in vitro é considerada de alta complexidade porque permite a seleção dos melhores gametas em laboratório e a transferência dos melhores embriões, já fertilizados, para o útero da mãe, onde se desenvolvem até o nascimento.

Portanto, é o mais abrangente dos três e pode tratar quase todas as infertilidades do casal.

 

Para quem e quando são indicados tratamentos de Reprodução Assistida?

As indicações para tratamentos de reprodução assistida são sempre feitas individualmente, de acordo com cada caso, após análise e realização de exames de investigação.

A técnica e momento certo de realização dos procedimentos são definidas pelo médico que irá realizar o tratamento, de acordo com o estado de saúde fértil do casal.

 

Causas de infertilidade masculinas e femininas:

A infertilidade conjugal é uma condição composta por fatores masculinos e femininos que podem se manifestar individualmente ou simultaneamente.

A infertilidade masculina está frequentemente relacionada a problemas com a espermatogênese (o processo de formação do esperma) e um distúrbio no processo de ejaculação.

A infertilidade feminina pode ser causada por problemas ovarianos que levam a anovulação, trompas de falópio bloqueadas, falha na receptividade endometrial e na manutenção da gravidez.

Alguns distúrbios que afetam a fertilidade masculina e feminina podem ser tratados com tratamentos primários destinados a reverter esses problemas, embora em alguns casos os casais ainda tenham dificuldade em engravidar.

Quando isso acontece, as técnicas de reprodução assistida podem ajudar a aumentar as chances de ter um bebê.

 

Infertilidade sem causa aparente (ISCA):

Pessoas diagnosticadas com infertilidade sem causa aparente (ISCA) também podem contar com a reprodução assistida para engravidar.

Portanto, mesmo após rigorosa investigação sobre as causas da infertilidade conjugal, as razões para as dificuldades de ter filhos permanecerem desconhecidas, a tecnologia de reprodução assistida é indicação.

Devido à sua simplicidade e boa taxa de gravidez, o tratamento inicia-se com técnicas de baixa complexidade, como as relações sexuais/coito programado ou inseminação intrauterina.

No entanto, se a gravidez não acontecer após vários ciclos de tratamento, é indicado partir para a técnica de fertilização in vitro (FIV).

 

Prevenção de doenças genéticas e hereditárias:

As técnicas de reprodução assistida também são usadas para prevenir a transmissão de doenças genéticas para os bebês. Neste caso, especialmente na realização da fertilização in vitro.

Uma das tecnologias complementares a esse procedimento é o PGT (teste genético pré-implantacional), que é realizado durante a cultura de embriões, que pode sequenciar o material genético dos embriões obtidos por biópsia para buscar doenças hereditárias e anomalias cromossômicas relatadas pelos casais, dado histórico familiar.

Dessa forma, apenas os embriões saudáveis são transferidos para o útero materno.

 

Oncofertilidade – preservação de óvulos e espermatozoides:

Embora os tratamentos oncológicos atuais, como quimioterapia e radioterapia, ofereçam oportunidades muito expressivas de cura ou controle da doença, um dos principais efeitos colaterais é a infertilidade.

Nas mulheres, afetam principalmente a reserva ovariana, enquanto nos homens prejudicam o processo de produção do espermatozoide (espermatogênese). As alterações na fertilidade são geralmente permanentes após estes tipos de tratamento.

Todos os pacientes em tratamento oncológico devem ser informados sobre a possibilidade de criopreservação da fertilidade. Este procedimento prevê a coleta e criopreservação de gametas masculinos e femininos para viabilizar filhos no futuro.

 

Produção independente para homens ou mulheres:

Embora o desejo de ter filhos esteja frequentemente associado ao planejamento familiar dos casais, cada vez mais homens e mulheres desejam vivenciar esta experiência de forma independente.

Isso é possível com a doação de espermatozoides ou óvulos: a fertilização é realizada com a ajuda da reprodução assistida. Para as mulheres, a inseminação artificial e a fertilização in vitro podem ser indicadas, onde o sêmen obtido de uma amostra de sêmen de doador é utilizado para a fertilização.

Quando um homem quer ser pai solteiro, o processo é um pouco mais complicado, e só pode ser feito por meio de fertilização in vitro, pois além de buscar gametas femininos por meio da doação de óvulos, também é necessário ter temporariamente um útero solidário, sendo indicado parentes de até quarto grau.

 

Casais homoafetivos que desejam filhos:

Casais femininos podem ter um bebê, por diversas das vezes, através de Inseminação intrauterina ou Fertilização in vitro (FIV) e podem buscar gametas masculinos através de doação em bancos de sêmen. Já para casais masculinos é indicada exclusivamente a FIV, utilizando de ovodoação e cessão temporária de útero.

A reprodução assistida tem avançado constantemente nas últimas décadas, beneficiando, assim, cada vez mais pessoas, permitindo realizar o sonho de ter bebê.

Conte com a gente para realizar este sonho, estamos com você nesta jornada!

Entre em contato e saiba mais dos nossos serviços e tratamentos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma Consulta

Clique aqui

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá em que podemos ajudar?